Subscribe

Capoeira Angola (aluandê) Porto Velho

Postado por Prof.Chiquinho on sábado, 20 de junho de 2009

III Fesman - veja mais no link da Palmares, abaixo:

Postado por Prof.Chiquinho on terça-feira, 9 de junho de 2009

http://www.palmares.gov.br/


A caminho do Fesman
(28/05/2009 - 17:11)

Grandes emoções marcaram o espetáculo. Um deles foi quando Gilberto Gil abre o show musical cantando "La lune de Gorée", um lamento inspirado na história da Ilha de Gorée, de onde os africanos partiam rumo à escravidão para nunca mais voltar. Existe na ilha um monumento chamado Porta do Nunca Mais. Outro momento que comoveu a todos foi quando o mesmo Gilberto Gil, ao encerrar o espetáculo, entoou o hino do Fesman e o presidente do Senegal levanta-se da sua cadeira e fica frente ao cantor, numa reverência àquele momento ímpar na história da relação dos dois países. Um reencontro do povo negro do Senegal com seus irmãos na diáspora de Salvador.

A caminho do Fesman

Postado por Prof.Chiquinho on



Lançamento no Brasil do III Festival Mundial de Artes Negras
antecipa o sucesso que será o evento em Dacar, no mês de dezembro
Por Inês Ulhôa - Ascom/FCP

Com a presença do presidente Lula e do presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, o evento mais esperado pelos baianos neste ano superou todas as expectativas. Realizado no Dia da África e na cidade mais negra do Brasil, o lançamento do III Festival Mundial de Artes Negras mostrou sua importância ao levar ao palco do Teatro Castro Alves grandes nomes da música e do balé. O congraçamento de músicos como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, os senegaleses Lês Frères Guissé e Mawa Kouyate, os grupos Ilê Ayiê, Filhos de Gandhi, Gêge Nagô, Balé Folclórico da Bahia e Balé do Senegal deu o tom do que o público pode esperar para dezembro, no Senegal.

A arte da fotografia no Fesman 2009

Postado por Prof.Chiquinho on

No âmbito do Fesman, lançou-se um convite para projetos no domínio da fotografia. Proponha suas obras desde já!

A fotografia dispõe de um estatuto particular no festival. Ela tanto se insere na função de arte urbana, quanto como meio permanente para exprimir o sentido do Fesman em um grande número de localidades, em Dakar e nas outras cidades do Senegal.

Duas abordagens distintas estão previstas:

- PROJETO 1

As fotografias selecionadas serão reproduzidas sobre uma estrutura de bandeira, tela ou lona para vestir as avenidas, ruas e locais de Dakar, bem como as cidades da província. As obras fotográficas permitirão uma exibição excepcional e inédita da paisagem urbana.

Essas fotografias deverão ilustrar, prioritariamente, quatro temas:

- "paisagem urbana/paisagem rural"
- "o homem no trabalho",
- "beleza e estética"
- "o esporte".

Estes temas são adequados para ilustrar o quotidiano, o ambiente de vida e as aspirações das populações negras do mundo inteiro.

- PROJETO 2:

A fotografia, em seguida, dará lugar a uma obra bem específica, que representará uma assinatura visual do Fesman.

Este trabalho tem como base duas temáticas fortes:

- "os Estados Unidos da África"
- "o diálogo entre África e a Diáspora"

Este trabalho específico segue o seguinte esquema:

- Seleção dos trabalhos de diferentes fotógrafos da África e da Diáspora.

- Em uma discussão franca e comprometida, proporemos aos fotógrafos que procurem um artista plástico ou designer africano ou com origem na Diáspora, com o qual constituirão uma dupla. Para o tema dos Estados Unidos da África, as duplas associarão dois artistas originários de regiões linguísticas diferentes (por exemplo, um fotógrafo francófono e um designer anglófono, ou então um fotógrafo anglófono e um artista plástico lusófono).

No tema da Diáspora, um artista africano e o segundo originário da Diáspora.

O diálogo entre os dois artistas de cada dupla será traduzido pela publicação de suportes de grande formato (entre 4 e 30 m2) nos quais figurarão, em uma porcentagem a ser determinada, uma obra do fotógrafo e na superfície restante, a reinterpretação dessa fotografia pelo segundo artista da dupla. O trabalho do designer ou do artista plástico pode ser aqui comparado ao do DJ, que faz um sampling da obra de um músico. O objetivo é que o público compreenda que a obra final é fruto do diálogo entre os dois artistas.

Esperamos ansiosamente que esta metodologia dê origem a obras marcantes e ilustrativas da força criadora do mundo negro.

CALENDÁRIO PROJETO 1:

PROJETO 1:

- ABRIL DE 2009

Chamada à candidatura de fotógrafos no âmbito do fesman 2009:
Todos os fotógrafos amadores esclarecidos ou profissionais são convidados a enviar o seu projeto sobre as temáticas mencionadas acima por e-mail: photo@fesman2009.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

- JULHO DE 2009

Encerramento da chamada a candidaturas. Os artistas são convidados a enviar, antes do final de junho de 2009, suas imagens em alta definição para o endereço na Internet: http://dl.free.fr/ ou por correio: 61, rue Jules Auffret 93500 Pantin France, bem como o regulamento assinado (cf. pdf para download abaixo) autorizando a difusão de imagens na Internet através dos sites www.fesman2009.com, my fesman e do blog e a realização de publicações para as exposições no âmbito do festival.

Em troca, os fotógrafos poderão obter o catálogo da exposição.

Indenizaremos, no montante de 229 585 Francos CFA (350 euros), por 2 a 5 fotografias. As imagens poderão ser difundidas durante a preparação e durante o festival, acompanhadas de direitos autorais e da sua legenda.

- FINAL DE SETEMBRO DE 2009

Seleção das obras pelo comitê de seleção representado pela Coordenação Geral, a produção delegada do Fesman e um conjunto de profissionais de fotografia.

Os candidatos selecionados serão contatados pelo correio.

- NOVEMBRO DE 2009
Impressão das obras aceitas

- DEZEMBRO DE 2009
Festival


CALENDÁRIO PROJETO 2

- ABRIL DE 2009

Chamada à candidatura de fotógrafos no âmbito do fesman 2009 :
Todos os fotógrafos amadores esclarecidos ou profissionais são convidados a enviar o seu projeto sobre as temáticas mencionadas acima por e-mail: photo@fesman2009.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

- 10 DE JULHO DE 2009

Encerramento de chamada a candidaturas. Os artistas são convidados a enviar antes de 10 de julho de 2009 as suas imagens em alta definição através do endereço na Internet: http://dl.free.fr/ ou por correio: 61, rue Jules Auffret 93500 Pantin France, bem como o regulamento assinado (cf. pdf para download abaixo) autorizando a difusão de imagens na Internet através dos sites www.fesman2009.com, my fesman e o blog e a realização de publicações para as exposições no âmbito do festival.

Em troca, os fotógrafos, com os artistas plásticos, compartilharão a soma de 393 574 FCFA (600 euros) por obra final selecionada.

Poderão recuperar o catálogo da exposição.

As imagens poderão ser difundidas durante a preparação e durante o festival, acompanhadas dos direitos autorais e da sua legenda, bem como em todos os suportes de comunicação do festival.


- 15 DE JULHO DE 2009
Formação das duplas de fotógrafos/artistas plásticos para completar o projeto.

- FINAL DE SETEMBRO DE 2009
Seleção das obras pela Coordenação Geral e pela produção delegada do Fesman.

- NOVEMBRO DE 2009
Impressão das obras aceitas

- DEZEMBRO DE 2009
Festival

Regulamento Projeto Fotográfico
(05/06/2009 - 15:47)Fonte: Palmares




O Ministério da Cultura desenvolve suas atividades à luz da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Assembléia Geral em outubro de 2005, e promulgada no Brasil pelo Decreto-Lei 6.177, de agosto de 2007.

Tendo em vista a importância deste documento no âmbito das políticas públicas de cultura em todas as instâncias de governo – federal, estadual e municipal –, o MinC vem desenvolvendo, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, um trabalho de divulgação da Convenção, para que seu conteúdo e seus objetivos sejam apreendidos por toda a sociedade brasileira, e especialmente pelos gestores públicos e privados de cultura.

Neste contexto, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural está promovendo uma série de seminários em diversas regiões do país, com o título Diversidade Cultural – entendendo a Convenção.

O primeiro Seminário será realizado em Belo Horizonte, nos dias 03 e 04 de junho próximo, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais. O público estimado será de 400 pessoas, e o evento contará com a presença de convidados de organismos internacionais, como a Unesco, a OEA, a Unctad, a OMC, a Universidade Americana de Paris, e a Rede Internacional para a Diversidade Cultural, além de organizações nacionais, como o Observatório da Diversidade Cultural, a Coalização Brasileira pela Diversidade Cultural, o Ministério das Relações Exteriores e diversas instituições e secretarias do Ministério da Cultura, como a Funarte, a Secretaria do Audiovisual, a Secretaria de Políticas Culturais e a Secretaria Executiva.




CONTEÚDO DAS MESAS:

As discussões serão realizadas em cinco mesas-redondas que terão como ementas:

- gênese, histórico de negociações, conceitos, objetivos e princípios diretores da Convenção da Diversidade Cultural, e atualidades das negociações no Comitê Intergovernamental;

- os artigos 5, 6, 7 e 8 da Convenção, que tratam dos direitos e obrigações dos países que integram a Convenção, tais como as medidas que eles devem tomar para a promoção e para a proteção das expressões culturais; como as políticas públicas de cultura no Brasil estão respondendo aos desafios da Convenção;

- os artigos 13 a 17, sobre a importância da diversidade cultural nas políticas de desenvolvimento e de desenvolvimento sustentável, e sobre a cooperação internacional e o tratamento preferencial para países em desenvolvimento; e

- os artigos 10 (Educação e Conscientização Pública) e 11 (Participação da Sociedade Civil) da Convenção: como a educação e a sociedade civil podem participar da implementação da Convenção?

PÚBLICO ALVO

O público preferencial deste e dos próximos seminários são os gestores públicos e privados de cultura em todos os níveis da federação – federal, estadual e municipal.

Assinar: Postagens (Atom)