Subscribe

A arte da fotografia no Fesman 2009

Postado por Prof.Chiquinho on terça-feira, 9 de junho de 2009

No âmbito do Fesman, lançou-se um convite para projetos no domínio da fotografia. Proponha suas obras desde já!

A fotografia dispõe de um estatuto particular no festival. Ela tanto se insere na função de arte urbana, quanto como meio permanente para exprimir o sentido do Fesman em um grande número de localidades, em Dakar e nas outras cidades do Senegal.

Duas abordagens distintas estão previstas:

- PROJETO 1

As fotografias selecionadas serão reproduzidas sobre uma estrutura de bandeira, tela ou lona para vestir as avenidas, ruas e locais de Dakar, bem como as cidades da província. As obras fotográficas permitirão uma exibição excepcional e inédita da paisagem urbana.

Essas fotografias deverão ilustrar, prioritariamente, quatro temas:

- "paisagem urbana/paisagem rural"
- "o homem no trabalho",
- "beleza e estética"
- "o esporte".

Estes temas são adequados para ilustrar o quotidiano, o ambiente de vida e as aspirações das populações negras do mundo inteiro.

- PROJETO 2:

A fotografia, em seguida, dará lugar a uma obra bem específica, que representará uma assinatura visual do Fesman.

Este trabalho tem como base duas temáticas fortes:

- "os Estados Unidos da África"
- "o diálogo entre África e a Diáspora"

Este trabalho específico segue o seguinte esquema:

- Seleção dos trabalhos de diferentes fotógrafos da África e da Diáspora.

- Em uma discussão franca e comprometida, proporemos aos fotógrafos que procurem um artista plástico ou designer africano ou com origem na Diáspora, com o qual constituirão uma dupla. Para o tema dos Estados Unidos da África, as duplas associarão dois artistas originários de regiões linguísticas diferentes (por exemplo, um fotógrafo francófono e um designer anglófono, ou então um fotógrafo anglófono e um artista plástico lusófono).

No tema da Diáspora, um artista africano e o segundo originário da Diáspora.

O diálogo entre os dois artistas de cada dupla será traduzido pela publicação de suportes de grande formato (entre 4 e 30 m2) nos quais figurarão, em uma porcentagem a ser determinada, uma obra do fotógrafo e na superfície restante, a reinterpretação dessa fotografia pelo segundo artista da dupla. O trabalho do designer ou do artista plástico pode ser aqui comparado ao do DJ, que faz um sampling da obra de um músico. O objetivo é que o público compreenda que a obra final é fruto do diálogo entre os dois artistas.

Esperamos ansiosamente que esta metodologia dê origem a obras marcantes e ilustrativas da força criadora do mundo negro.

CALENDÁRIO PROJETO 1:

PROJETO 1:

- ABRIL DE 2009

Chamada à candidatura de fotógrafos no âmbito do fesman 2009:
Todos os fotógrafos amadores esclarecidos ou profissionais são convidados a enviar o seu projeto sobre as temáticas mencionadas acima por e-mail: photo@fesman2009.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

- JULHO DE 2009

Encerramento da chamada a candidaturas. Os artistas são convidados a enviar, antes do final de junho de 2009, suas imagens em alta definição para o endereço na Internet: http://dl.free.fr/ ou por correio: 61, rue Jules Auffret 93500 Pantin France, bem como o regulamento assinado (cf. pdf para download abaixo) autorizando a difusão de imagens na Internet através dos sites www.fesman2009.com, my fesman e do blog e a realização de publicações para as exposições no âmbito do festival.

Em troca, os fotógrafos poderão obter o catálogo da exposição.

Indenizaremos, no montante de 229 585 Francos CFA (350 euros), por 2 a 5 fotografias. As imagens poderão ser difundidas durante a preparação e durante o festival, acompanhadas de direitos autorais e da sua legenda.

- FINAL DE SETEMBRO DE 2009

Seleção das obras pelo comitê de seleção representado pela Coordenação Geral, a produção delegada do Fesman e um conjunto de profissionais de fotografia.

Os candidatos selecionados serão contatados pelo correio.

- NOVEMBRO DE 2009
Impressão das obras aceitas

- DEZEMBRO DE 2009
Festival


CALENDÁRIO PROJETO 2

- ABRIL DE 2009

Chamada à candidatura de fotógrafos no âmbito do fesman 2009 :
Todos os fotógrafos amadores esclarecidos ou profissionais são convidados a enviar o seu projeto sobre as temáticas mencionadas acima por e-mail: photo@fesman2009.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

- 10 DE JULHO DE 2009

Encerramento de chamada a candidaturas. Os artistas são convidados a enviar antes de 10 de julho de 2009 as suas imagens em alta definição através do endereço na Internet: http://dl.free.fr/ ou por correio: 61, rue Jules Auffret 93500 Pantin France, bem como o regulamento assinado (cf. pdf para download abaixo) autorizando a difusão de imagens na Internet através dos sites www.fesman2009.com, my fesman e o blog e a realização de publicações para as exposições no âmbito do festival.

Em troca, os fotógrafos, com os artistas plásticos, compartilharão a soma de 393 574 FCFA (600 euros) por obra final selecionada.

Poderão recuperar o catálogo da exposição.

As imagens poderão ser difundidas durante a preparação e durante o festival, acompanhadas dos direitos autorais e da sua legenda, bem como em todos os suportes de comunicação do festival.


- 15 DE JULHO DE 2009
Formação das duplas de fotógrafos/artistas plásticos para completar o projeto.

- FINAL DE SETEMBRO DE 2009
Seleção das obras pela Coordenação Geral e pela produção delegada do Fesman.

- NOVEMBRO DE 2009
Impressão das obras aceitas

- DEZEMBRO DE 2009
Festival

Regulamento Projeto Fotográfico
(05/06/2009 - 15:47)Fonte: Palmares

0 comentários: